III Encontro Acadêmico Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030

Postado por: Eliane Guaraldo Guaraldo

III Encontro Acadêmico Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030.

Quando: 7 e 8 de novembro de 2023

Onde: Auditório 2 do Bloco Multiuso- Setor 1- UFMS, Campus Campo Grande

Entrada no evento: mediante inscrição, disponivel em  https://link.ufms.br/encontro_cienciasambientais

Certificados: somente para inscritos

Programação:  III EA_IMPACTO CIAMB AGENDA 2030_PROGRAMAÇÃO

A UFMS foi escolhida para sediar a terceira edição do evento, antes sediada na Universidade de São Paulo. O evento objetiva discutir, refletir e dialogar sobre a atuação dos Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Ambientais, a partir da consolidação de 14 Clusters Temáticos, agrupados pelas dimensões Social, Ambiental, Econômica e
Institucional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, aproveitando as parcerias existentes e potenciais entre os programas e sua incorporação às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O evento contribuirá ainda para mapear e qualificar o impacto social dos programas, trocando experiências e construindo redes de articulação, sendo parte dos esforços para promoção de uma ciência cidadã. Nesta terceira edição, foram convidados todos os Programas de Pós-Graduação da Área de Ciências Ambientais, incluindo os Programas em Rede. A expectativa é dar continuidade ao processo iniciado nas edições anteriores do evento, contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa nacionais e o alinhamento da ciência brasileira aos anseios internacionais, manifestados pela Agenda 2030.

Na abertura, em 7 de novembro as 8h, estarão presentes representantes da CAPES, CONFAP, FUNDECT, além dos Reitores e Pró-reitores de Pesquisa e Pós Graduação e de Extensão da UFMS. A Coordenação nacional é do prof dr Carlos A C Sampaio e equipe; a coordenação local é do Programa de Pós Graduação de Recursos Naturais-UFMS (prof Jamil A.A. Anache, profa Eliane Guaraldo, profa Patricia Mescolloti e mestrandos.

A estimativa de público é de 600 pessoas; 220 presencialmente e 400 na modalidade virtual como ouvintes. Concomitantemente, está programado o lançamento, no evento, do livro “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030 da ONU” – Volume II”, que reúne a experiência de cada um dos 14 Clusters Temáticos e, consequentemente, de todos os programas que participaram desta iniciativa, compreendendo os 139 programas da Área de Ciências Ambientais.  Além deste, há previsão de lançamento de livros e mostra de painéis da UFMS.

Ciências Ambientais é a mais nova das 49 áreas da CAPES e reune atualmente 140 Programas de Pós-Graduação, distribuídos por todas as unidades federativas e, consequentemente, nas cinco regiões geográficas do Brasil, com programas interiorizados, o que torna a área de Ciências Ambientais um laboratório para experimentação de metodologias de avaliação e de estímulo de impacto em distintas dimensões, como propõem os Encontros Acadêmicos “Impacto das Ciências Ambientais na Agenda 2030” em suas três edições. A realização da III edição do evento contará com a contrapartida de infraestrutura e de apoio técnico da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A UFMS terá papel fundamental, apoiando a realização do encontro por meio da disponibilização de auditório, equipe técnica,
produção e transmissão online de todo o evento.
O Programa de Pós Graduação em recursos Naturais, que começou suas atividades em 2017, atualmente tem nota 4 na  CAPES e se prepara para abrir seu curso do Doutorado, é o única pós graduação da UFMS na área de Ciências Ambientais.

Coordenadores, docentes e também discentes estarão envolvidos nas atividades do evento. O ambiente estimula a troca de experiências e auxilia na construção de redes de articulação. Além destes, serão beneficiados pesquisadores, professores e estudantes de outros Programas de Pós-Graduação, profissionais, gestores públicos, empresariais e da sociedade civil, e interessados na temática de sustentabilidade e suas conexões com a Agenda 2030. Em sua primeira edição, realizada na modalidade virtual em função da crise sanitária causada pela Covid-19, o Encontro contou com 762
inscritos, entre expositores e ouvintes. Na segunda edição, houve limitação da participação presencial pelas normas sanitárias adotadas pela Universidade de São Paulo, participaram presencialmente 40 expositores e ouvintes, e o evento foi transmitido online e gratuitamente via Youtube, com 286 ouvintes.

III EA_IMPACTO CIAMB AGENDA 2030_PROGRAMAÇÃO

Compartilhe:
Veja também