Linhas de Pesquisa

Análise Integrada e Geotecnologias 

Abrange estudos voltados para a análise integrada e geoprocessamento, reunindo as pesquisas voltadas ao desenvolvimento de métodos e técnicas de aquisição, gerenciamento, representação e análise de informações espaciais e ambientais para a compreensão e projeção de cenários relacionados aos componentes geobiofísicos, processos e ciclos naturais fundamentais, mudanças no quaternário e gestão dos recursos naturais. Estão incluídas pesquisas com o uso de imagens aéreas e orbitais coletadas por sensores ativos e passivos, receptores GNSS (Global Navigation Satellites)  sondas, dentre outros equipamentos. Serão conduzidos estudos com ênfase nos Biomas Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco, que se encontram no Estado de Mato Grosso do Sul. 

Observação: união das antigas linhas de pesquisa “Análise Integrada de Geosistemas” e “Geotecnologias Aplicadas”.

 

Natureza e Sociedade

Abrange pesquisas que tem como objeto a interação entre os recursos naturais e a sociedade, a identificação, a variabilidade e disponibilidade de recursos naturais, a ação humana e sua influência na dinâmica das paisagens naturais e antrópicas, como subsídio a políticas de proteção e gestão ambiental em meio rural, áreas protegidas e meio urbano. Reúne estudos dos serviços ambientais e ecossistêmicos e de indicadores de biodiversidade, especialmente nos biomas Pantanal, Cerrado, Mata Atlântica e Chaco. 

Observação: expansão da antiga linha de pesquisa “Recursos Florestais Nativos”.

 

Bioeconomia

Concentra pesquisas voltadas à economia verde, aos arranjos produtivos, à sustentabilidade das cadeias produtivas com ênfase na região CentroOeste do Brasil. Reúne investigações sobre os agroecossistemas em meio rural e urbano, as novas relações da economia com a natureza, as inovações nas cadeias produtivas tradicionais, a inclusão da cultura produtiva dos povos tradicionais, a infraestrutura verde, novos materiais e soluções tecnológicas, às políticas públicas ações e comportamentos quanto à utilização dos recursos biológicos, para a criação de produtos e serviços para a gestão mais sustentável do território.

Observação: Linha de pesquisa nova.

 

Descrição das antigas linhas de pesquisa do programa: clique aqui.