Impacto social, tecnológico e científico
Ao longo da história do PGRN (2016-2025), o PGRN contou com a participação de 33 profissionais de diversas áreas em seu corpo docente, incluindo professores permanentes, professores colaboradores e professores visitantes. Estes docentes foram autores ou coautores de mais de 780 artigos, sendo aproximadamente 470 artigos publicados em revistas Qualis A, 28 livros e 227 capítulos de livros. Eles, juntamente com discentes do programa e/ou outros colaboradores, estiveram envolvidos na organização de 56 eventos científicos. O PGRN apresenta uma produção técnica e tecnológica alinhada à sua área de atuação, envolvendo discentes e titulados em atividades que geram impacto acadêmico, social e produtivo. A média de artigos Qualis A no PGRN é superior à registrada em cursos nota 5, 6 e 7 na área de Ciências Ambientais no Brasil, considerando o quadriênio 2021-2024. Deste modo, o PGRN demonstra excelência acadêmica e que os docentes permanentes estão altamente engajados e são muito produtivos, o que também reflete boas práticas institucionais, fomento à publicação e fortalecimento de redes de colaboração. Como os periódicos de estrato A tendem a ter maior alcance internacional, esse desempenho fortalece a visibilidade global do PGRN, impulsionando ainda mais as parcerias e colaborações internacionais.


Comparação do IndArtigo médio (esquerda) e média de artigos A (direita) dos docentes permanentes com outros PPGs.
O PGRN teve papel essencial para a geração do conhecimento e na formação dos profissionais capacitados para atuar em setores distintos da sociedade. São 78 egressos do PGRN atuando em diversos setores públicos e privados. O PPGRN mantém um compromisso contínuo com a qualificação do processo avaliativo de dissertações, garantindo que 100% das bancas contam com a participação de pelo menos um avaliador externo ao Programa. Além disso, buscamos incluir profissionais atuantes no setor industrial, de serviços e/ou órgãos públicos, de modo a fortalecer a interlocução entre a academia e o setor produtivo, promovendo a transferência de conhecimento e a aplicabilidade das pesquisas desenvolvidas. Trinta e três órgãos nacionais e internacionais tiveram membros presentes em bancas de mestrado no PGRN.
A partir da análise dos projetos de pesquisa cadastrados nas bases de dados institucionais para o quadriênio 2021-2024, podemos observar que foram desenvolvidos 160 projetos de pesquisa no PGRN, dos quais 82 apresentaram fomento externo de órgãos nacionais ou internacionais. Importante destacar que 54 projetos de extensão foram desenvolvidos pelos docentes no quadriênio 2021-2024. Os projetos versam sobre diferentes aspectos como educação ambiental, assessoria a comunidades tradicionais, gestão de recursos hídricos, conservação da biodiversidade e cidades inteligentes. Cerca de 67% dos docentes participaram como coordenadores ou integrantes destes projetos. Isso evidencia o forte compromisso do PGRN com a integração entre ensino, pesquisa e extensão e em levar os resultados de suas pesquisas para além dos muros da Universidade.

